quinta-feira, 8 de novembro de 2012

A HISTORIA DO BOTAO.SEM ELES O QUE SERIAM DAS NOSSAS ROUPAS!!!!!!!!!!!!


 Como eu acho os botoes lindo!!!!!!!!!!!!,cada dia o mercado da moda lança novidades lindissimas,quem souber escolher faz uma grande diferença na roupa.Acaba sendo um acessorio importantissimo!!!!!!!!!!quando visito lojas em goiania,sempre passo em galeria que so vende botoes,pensa na variedades infinitas de botoes para todos os gostos...cores e modelos..da vontade de levar todos,rzrzrz.faço coleçao,em breve mostrarei aqui.ok!

A História do botão

Esta palavra, “botão” deriva do verbo “botare”,do latim,que quer dizer:jogar fora.Originariamente servia para designar a parte da planta que dá hastes,flores e folhas.

O botão de roupas,precursor do que conhecemos hoje,surgiu na Idade Média. E logo que apareceu,(como todas as novidades revolucionárias) causou reação,primeiro por ser usado em roupas femininas ,depois por ser usado em roupas masculinas..Nessa época chegou a servir mesmo como distintivo com o qual se destacavam as pessoas de comportamento escandaloso ou leviano das pessoas de bom comportamento,(da gente de bem).
Evidentemente os que usavam símbolo tão revolucionário eram os levianos. Esse conceito existia por volta do século XII e até então (até o advento do botão),as pessoas usavam as roupas costuradas ao corpo,ou então presas por meio de laços, cada vez que alguém precisava tirar a roupa , esta era toda descosturada, e para vesti-la de novo, costurava-se tudo outra vez. Evidentemente nessa época não se tomava banho todos os dias.
Entretanto, o botão venceu os preconceitos e hoje é um mero acessório, difundido em todo o mundo civilizado.

Até que se desenvolvessem os processos de industrialização, os botões eram apenas de metal. Hoje são de plástico, estanho, osso, nylon, madre pérola enfim, qualquer material que se preste à sua confecção.Os botões de manga de paletó essa fileira que hoje usualmente enfeita o punho,até o tempo de Frederico, o grande, eram colocados acima do cotovelo, mas os soldados desse monarca costumavam limpar o nariz com os punhos das mangas, ele mandou colocar os botões nos punhos, para evitar esse gesto feio e desagradável. Assim, a partir de uma punição, o botão veio formar um adorno cujo uso se prolonga já por mais de um século.

B.Sanders,foi o primeiro a fabricar botões do mesmo tipo dos atuais. Ele inventou um método de forra-los com tela, por meio de dois discos metálicos que se uniam.
Hoje maquinas modernas, evoluídas através da tecnologia  dão aos botões diversos formatos e tamanhos .
(Só se cria à partir da necessidade do outro).

Prof. Sonia M. Melhado

Nenhum comentário: