sábado, 13 de novembro de 2010

como usar a internet bem...


Mais que usar a web como uma mídia para divulgar programas de responsabilidade social, que tal transformar a web em um ambiente para realizar ações positivas?

Por Cezar Calligaris

A internet tem aparecido nos últimos meses em mais páginas policiais do que deveria. Só para citar alguns exemplos, são roubos de senhas de bancos, pornografia, pirataria, contrabando, spam, notícias falsas, pedofilia, racismo e apologia a todo tipo de crime no Orkut.

O que acontece, porém, é que poucos crimes atuais são exclusivos da internet. Eles já aconteciam no mundo real e apenas encontraram na internet um ambiente propício à sua realização. Existem, é claro, aqueles crimes exclusivos online, como propagação de vírus, divulgação de informações sigilosas ou perigosas e os suicídios coletivos.

Como notícia ruim chama a atenção, é essa a imagem que as pessoas estão associando à área online: uma terra de ninguém, onde se faz o que se quer. Com certeza existem muitos pontos a melhorar para tornar a internet um lugar mais seguro, mas enquanto a solução para os problemas online não aparece, o jeito é aprender a conviver com eles. E, sendo realista, os problemas nunca serão totalmente eliminados, afinal, são praticamente os mesmos crimes que não conseguem ser combatidos no mundo real.

A internet, ainda bem, também tem muitos usos positivos. Só para citar alguns exemplos, temos compartilhamento de vagas de trabalho, capacitação à distância, desburocratização, eliminação de papel, fortalecimento de relacionamentos, transparência na administração, conteúdo colaborativo e divulgação de informações de interesse público. Os processadores do Playstation 3 serão usados em rede para colaborar na pesquisa de curas para o câncer e Alzheimer (curiosamente, esse mesmo processamento poderia ser usado para o mal na descoberta de senhas complexas).

Infelizmente a lista de usos negativos é muito maior que a de usos positivos. Mas isso também é uma oportunidade: ainda existe um campo aberto para a criação de usos dos meios digitais para o bem. Mais que usar a web como uma mídia para divulgar programas de responsabilidade social, que tal transformar a web em um ambiente para realizar ações positivas?

Poucas empresas fizeram isso até hoje e existe, no meio de tanta coisa ruim, muito espaço para se diferenciar. Assim como no mundo offline as ações sociais têm se tornado um diferencial, no mundo online existe um espaço imenso para realizar desde doações até programas de inclusão digital.

Você pode começar fazendo um exercício nesse fim de ano: que tal, ao invés de forçar um viral a se espalhar, fazer com que ele se espalhe naturalmente por meio de uma boa ação?


Nenhum comentário: