domingo, 25 de maio de 2014

PARABENS PRA NOS COSTUREIRA.........e hoje nosso dia!!!!!!chique nao...

Me sinto honrada com essa profissao!!!Agradeço a DEUS pelo dom de costurar e entender as clientes.rzrzrz....E uma profissao valorizada pra  quem entende de alta costura.Eu costuro desde os meus 10 anos,fazendo roupinha para minhas bonecas...ficava ao redor de minha mae quando ela estava costurando...e acabei seguindo a costura rzrzr..sonhava em ser professora,mas quando fiz 18 anos ja decidi ser costureira profissional...e assim faço com prazer,hoje tenho opçao de trabalhar com prestaçao de serviço so com conserto em geral,como masculino,feminino,ajuste de vestido de festa,macacao pos-cirurgico,ajuste de terno de alfataria.barra original,troca de ziper etc...amo que faço.olha que minha agenda e cheia... GRAÇAS A DEUS.tenho tudo organizado e com hora e dia marcado...pra da conta do recado...rzrzr   Parabens a todas as costureiras que faz com AMOR essa profissao.Como de alta costura,artesanatos e consertos...rzrzrz  CRIS                                                                                                                                
                 Essa  historia foi tirada blog AMCO.
A história da costura está intimamente ligada com a história do próprio ser humano. Segundo dados, foram identificadas agulhas primitivas, feitas com ossos e marfim, datadas de mais de 30 mil anos atrás, nessa época, o material era o couro. Cinco mil anos depois, segundo especulações de arqueologistas, a espécie humana tivesse dominado a técnica de produção de tecidos através do uso de pelos de animais, como a ovelha.




Entre cinco mil anos atrás e 400 a.C. estão as principais fontes de informação sobre a costura na antiguidade. As informações vem de pinturas, vasos e esculturas que dão uma idéia aos pesquisadores de como eram as roupas e qual era o papel da costura em cada época. A quase cinquenta anos foi descoberta a cidade de Çatal Hüyük, que foi a primeira civilização a se preocupar com a vestimenta por motivos também estéticos, valorizando muito a profissão de costureiro. Antes dessa descoberta pensava-se que os sumérios e egípcios tivesse sido os primeiros a ter esse tipo de preocupação. O auge da costura na antiguidade foi a civilização persa que chegou a confeccionar peças mais confortáveis e personalizadas.

A idade média trouxe uma série de diferenciações no campo da costura. Muitas túnicas feitas de algodão, sobrepostas, faziam com que o nobre se sentisse confortável com os rigores do inferno europeu. A qualidade das roupas cresceu a medida que se desenvolveu a habilidade dos artesãos. O renascimento manteve a mesma base das roupas, com mais importância para os ornamentos. As roupas vinham costuradas com jóias diversas. Nesse momento a costura se torna um empreendimento muito lucrativo.
Com a revolução industrial (na Inglaterra ela foi feita baseada na produção de tecidos), começou a haver uma grande padronização da costura, e o trabalho dos costureiros, em um primeiro momento, foi desvalorizado. Depois, os burgueses, buscando diferenciação do 'gentio', começaram a contratar costureiros para que suas roupas fossem mais elegantes.
Hoje, a indústria da moda incorporou parte da diferenciação e a profissão de costureira tem caído em desuso. Mas ainda existem uma série de pessoas que, por vários motivos, não abrem mão de ter as suas roupas feitas sob medida por um costureiro.

7 comentários:

Jaque disse...

E um viva às costureiras e suas máquinas que são como braço direito, muitas vezes o esquerdo também. Parabéns!
Bjs

Rebeca disse...

Que bacana! Nem sabia que havia esse dia tão especial... E como é interessante a história da costura...
Obrigada pela visita! Vc é, no fundo, o que eu queria ser: uma costureira de verdade! Mas como não sou, vou me virando com meus trapinhos...
Bjs e ótima semana!

M de Maria Ateliê disse...

Oi Chris,
Parabéns atrasado!
Meu finde foi bem cheio e acabei atrasando as visitas ,mas cheguei :)
bjs, e uma ótima semana também!

Os trabalhos da Rebeca são lindos, já vi que ela chegou por aqui :)

lenalima disse...

Eu dou viva as costureiras, minha mãe costurava muitooo.
eu já não tenho paciência!
obrigada pelo carinho lá no meu cantinho! bjsss

Carolina Lima disse...

Cris,
sua profissão é lindíssima! ♥

"E o bonito dessa vida é poder costurar sonhos, bordar histórias e desatar os nós de nossos dias." (Cidinha Araújo)

Abraços,
Carol
Um blog simples
Facebook

M de Maria Ateliê disse...

Oi Cris,
Passando para deixar um ótimo feriado e finde.
Agora só estarei de volta ao mundo virtual na segunda!
bjs

M de Maria Ateliê disse...

Oi Cris,
Ótima semana!
Tem sorteio lá no blog :)
bjs